Fechamento de Março de 2018



Em março tive a satisfação de reencontrar um amigo de faculdade que não via há cinco anos, ou seja, desde que me formei. Entre uma cerveja e outra, rimos da nossa inocência naquele período. Qual era ela? A crença de que seria fácil ganhar dinheiro. Pensávamos que bastava o bom nome da universidade e o resto seria decorrência. Nada mais enganoso e ingênuo.

De lá para cá ele ficou um bom período desempregado e estudando para concurso público. O efeito do desemprego, por si só, já é perverso. Some a isso a cobrança de conhecidos e a auto-pressão para se livrar da necessidade de ajuda dos pais, e o resultado são fases depressivas.

Nesse ínterim que não nos vimos, o relacionamento dele também já tinha terminado e, grata notícia, ele recentemente foi aprovado em um concurso público. Não adianta, né? Residimos na República do concurso público - muitos incentivos direcionam a isso.

Neste novo emprego ele trabalha por seis diárias horas diárias de segunda a quinta. O salário - nada exorbitante - é razoável para quem encarou o período de desemprego e superior ao que a iniciativa privada pagaria por essa função e essa carga horária rsrs.

Eu segui outro rumo e neste mês de março que passou completei um ano em meu novo emprego, em outra cidade. Meu salário é maior, mas o desgaste é grande e odeio viajar toda a semana para ver minha família. Refleti se trocaria a minha função pela dele. Será? Ainda não conclui. Ou melhor, dependendo o dia há conclusões diversas. Há dias de paz de espírito e dias de tormento da alma.


Rentabilidade em março ficou no campo negativo. Destaque positivo para HGLG11 e ITSA4 (belos proventos!). Destaque negativo para WIZS3, LIGT3 e BTC.

Rentabilidade em março .......... -0,40%
Rentabilidade anual .................  5,04%
Rentabilidade histórica ............  32,44 % (desde agosto de 2016)

Se incluir o imóvel no cálculo, a rentabilidade mensal seria de -0,28%, a anual de 3,44% e a histórica em 27,31%.

Em março efetuei um aporte com dinheiro novo, mas não dei destinação nenhuma. Ou melhor, deixei no "caixa". A este valor somaram os proventos recebidos no mês, no valor de R$1.357,00. Quero deixar uma gordura para capturar alguma oportunidade e estudar uma nova compra. Estão no radar TAESA e VISC11.




Abraço!

Comentários