sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Resultados - Janeiro de 2017




Como a maioria de vocês, meu patrimônio também deu uma bela disparada no mês de janeiro. Ao contrário de alguns, porém, não fico muito feliz. Uma sensação de mal estar, de precocidade no 'sucesso' (entendam as aspas, por favor). E, claro, aquele pensamento: que tal exercer um pouco de lucro? Mas, para que, se não necessito do dinheiro?

Nossa mente fazendo aquilo que ela faz de melhor - lembrar do quanto somos cômicos, não é?

Carteira com + 9,57% de rendimento neste mês de janeiro, utilizando o sistema de cotas. Histórico de belos 39,26% (desde fevereiro de 2015). Aliás, você blogueiro que também gosta de divulgar a rentabilidade da carteira, lembre-se de colocar a data inicial do acompanhamento. É bacana...

Como podem ver pela primeira imagem, a decolada derivou em boa parte das ações. Mas não só. Em janeiro venceu meus pré-fixados e recebi o valor combinado, além de que minhas NTBs valorizaram bastante com a queda da curva longa de juros. Em síntese, os astros ajudaram...





Mas o que justifica a súbita subida (é pra enrolar a língua mesmo) da CARD3? Sinceramente, não encontrei nada de novo que justifique tamanha boa vontade. E aqui volto com aquela vontade de vender e exercer esse lucro - para arrepiar aqueles assombrados com o dogma do 'não gire a carteira'. Mas vou com calma. Afinal, levei semanas para topar comprar essa ação. Também vou levar semanas decidindo sobre a venda. Sou lento, fazer o quê?

Banrisul (BRSR6) na mira do raio privatizador. Não acredito muito nessa possibilidade, pois o povo gaúcho é muito orgulhoso desse banco e exerceria muita pressão contra. Aqui fico tranquilo, pois se o governo quisesse zuar o banco, já o teria feito. Com ou sem privatização, pelo preço que paguei, o retorno bom está quase garantido.

Light (LIGT3) também fica. Colocaram o governo de Minas com uma pulga atrás da orelha com os boatos de privatização de CEMIG (é controladora da Light). E justo agora que a equipe está fazendo um trabalho necessário para reduzir a dívida da mineira. Assim, se ocorrer privatização, um novo controlador pode trazer mais ordem para a casa na Light. Não ocorrendo, haverá ainda mais pressão para destravar valar na carioca - seja para aumentar o lucro, seja para vendê-la.

Agora, um desabafo. São três meses sem fazer um aporte novo. Apenas reinvestindo os proventos. E isso me deixa triste, pois o ato de poupar e escolher a destinação em investimentos me traz muito prazer. Há aqueles que sentem prazer em consumir. E há aqueles que sentem prazer em poupar.

Hoje também li que o Felipe Miranda, da Empiricus, deu uma cabeçada em um outro analista do mercado financeiro. Aproveite! Clique aqui e saiba como lucrar até +200% em uma semana com isso!




3 comentários:

  1. Opa ReT,

    Descobri seu blog agora...
    Parabéns pelas rentabilidades... só não entendi quando vc colocou que "não precisa de dinheiro"... poderia explicar?

    Abraço
    ps: vou te add no blogroll... e agradeço se fizer o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Oi pão
    Obrigado!
    Realmente a frase ficou dúbia. Foi apenas uma reflexão no sentido de que não necessito do dinheiro que representa as ações da CARD. Mas, olhando agora com mais distância, não fez tanto sentido rs.
    Vou add. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Aquela imagem com as informações das ações... é uma planilha de excel ou algum site?
      Achei interessante...

      Abs!
      PD7

      Excluir